terça-feira, 7 de maio de 2013

Texto de Paulo Rhasta



Hoje levantei da cama com a sensação de querer fazer algo diferente, com a sensação de querer aprender algo novo. Convidei meu fiel companheiro, o Kaylan , que vem a ser o primogênito da família Silva, chamados por alguns de Rhastinha. Pegamos o trem com destino a central do Brasil, o objetivo era chegar ao bairro do Humaita, zona sul.Pois lá aconteceria uma oficina voltada para “pais e filhos”, chamada TA NA MODA APRENDER: Oficina sustentável de moda infantil com Contação de Historia. Era uma oficina para valorizar a estética e a cultura de crianças e adultos afrobrasleiro com o reaproveitamento e reciclagem de tecidos.
Foi uma experiência incrível, pois os participantes tinham que recontar a historia que tínhamos acabado de ler, motivados pela contação de uma historia linda, a princesa Aliafiá nos trouxe. Só que alem de contar a historia, os grupos tinham que confeccionar os figurinos das personagens ou seus próprios figurino para a apresentação. Foi bacana ver mães, pais e filhos recontando aquelas historias de Reis, Princesas e Mitos africanos com o olhar deles...
Saí de lá com uma vontade comprar todos os livros de contos e de princesas africanas! Mas onde encontrar esses livros? Será que um dia Julia Vidall e Sinara Rúbia encontrarei em banca de jornal , sebos e livraria na mesma proporção que encontramos os contos Gregos, Romanos e Europeus , com suas Clássicas Princesas , Deusas e Guerreiras?